terça-feira, 12 de outubro de 2010

Formatos de Imagem

Antes de falar nos formatos, há ainda que referir a possibilidade da sua compactação ou compressão.
Métodos de compressão de dados
São algoritmos matemáticos (concretizados na forma de programas) que visam reduzir o tamanho original de uma imagem usando alguma forma de codificação/de codificação. Durante o processo de codificação, os valores dos pixeis (R,G e B, por exemplo) são traduzidos para um código próprio ao método de compressão. Métodos de compressão podem ou não acarretar perda de informação (i.e., qualidade) da imagem.

LZW (Lempel-Ziv-Welch): foi desenvolvido em 1984 para compactar dados em discos magnéticos. Hoje em dia, métodos como este tornaram-se populares pelo seu uso em programas de microcomputadores (Doublespace, Zip, etc).

GIF: em 1987, a Compuserve criou o formato GIF e passou a usar o LZW como método de compressão. Em 1988, a Aldus lançou a versão 5 do formato TIFF, onde compressão LZW era uma opção. A compressão LZW é obrigatória no formato GIF e uma opção do TIFF. A sua maior característica é não ter perda de informação. Em contrapartida, nenhum método de compressão sem perdas permite um grau de compressão maior do que em torno de 2:1 ( o JPEG pode atingir 100:1).

LZW: funciona muito bem com imagens gráficas, onde a quantidade de cores é discreta e onde existem muitas áreas com tons constantes.

JPEG (Joint Photographic Experts Group): foi criado em 1990 pelo comité que deu o nome a este método de compressão. O JPEG foi projectado para comprimir imagens de sujeitos reais (tais como fotos), tanto coloridas quanto em escala de cinza. O JPEG tem como característica intrínseca a perda de qualidade da imagem, ou seja, uma imagem descomprimida não é exactamente igual à original. Por outro lado, permite taxas de compressão muito mais elevadas do que métodos sem perda.

O JPEG permite armazenar imagens true color (24 ou 32 bits por pixel); o GIF, também muito usado na Internet, armazena apenas 8 bits/pixel. Uma imagem JPEG pode ser progressiva, como no formato GIF.



Nenhum comentário:

Postar um comentário